FIRENZE

FIRENZE
sem dúvida é a cidade maravilhosa da Itália!

terça-feira, 20 de abril de 2010

OLHARES


Ontem, coincidentemente, encontrei duas pessoas que falaram de Firenze (ou Florença), com diferentes olhares e ânimos. Uma delas me falou que seu irmão havia partido novamente para lá, pois não conseguiu emprego aqui. Ele, apesar de ser brasileiro, já viveu na frança e na Itália. Eu disse a ela 'delícia, quem me dera morar lá'...então ela completou 'é, mas viver lá é diferente do que ir passear, aguentar quando chega o inverno...e ele queria ficar aqui agora'. É verdade! Eu mesma não sei se iria para lá no final do ano, no inverno,por exemplo, já que achei o verão tão lindo e não gosto muito de frio. No livro Sob o Sol da Toscana, que conta o que realmente aconteceu com a escritora na Toscana, em Cortona , descreve os verões que ela passou e passa lá (fica sempre uns três meses) e um inverno, época de Natal, onde fica claro que não é fácil aguentar o frio.
Mas, fui a um bazar de aviamentos perto de casa, encontrei e comecei a conversar com minha antiga professora de Francês sobre minha viagem à Italia e percebi que uma senhora escutava o que eu falava e me olhava com interesse. Então ela virou prá mim e disse que viveu em Firenze e que é realmente um sonho...que eu devia ir morar ou viver lá por algum tempo, já que gostei tanto da cidade.
Então, tá! (pensei)...rsrsrs
A foto em sépia foi tirada pela Lili numa praça cheia de obras de arte, mas é uma réplica do David, pois a obra original fica guardadinha na Galleria dell'Accademia, e nem foto pudemos tirar...rs...só admirar e admirar...

4 comentários:

  1. Realmente Florença é lindíssima. Você não ficou assustada quando viu pela primeira vez "il Duomo di Firenze"? Pra mim foi uma coisa mágica, a gente sai de um beco e de repente aparece uma visão etérea de um gigante de mármore colorido adornado por aquela cúpula que parece flutuar no céu fiorentino. É de perder o fôlego!

    ResponderExcluir
  2. Infelizmente não existe só o incoveniente do frio. Com os efeitos da crise mundial a Iália passou a olhar os estrangeiros com maus olhos - e se antes já não chegavam a morre de amores... - imaginando que os imigrantes são os responáveis pelos baixos salários, se, contudo, reconhecer que muitas empresas italianas estão transferindo a produção para outros países, onde a mão de obra custa menos (a Bialetti, fábrica de moka, foi a mais recente). Tem sempre alguém que te recebe bem sem se importar de que país você veio, mas existem muitos outros que fazem questão de deixar claro a sua condição de estrangeiro. Isso sem falar da burocracia e dos políticos.

    Se todo o problema fosse o frio...

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a paixão por Firenze (pela Itália!), me faz questionar os pontos negativos e positivos... Mas, pela minha paixão que grita no meu sangue, eu prefiro acreditar que qualquer dia desses vou pegar um avião e passar um tempo na Toscana. Nem que seja por alguns poucos meses. Claro que existe o fato de ser uma estrangeira, mas, acho que mesmo assim, meu coração está dizendo que dá! Baci sorella!

    ResponderExcluir
  4. Sorella!!! Como eu havia prometido, se conseguisse abrir meu super computador hoje, deixaria um bacio per te!
    Lili, sorellinha.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails