FIRENZE

FIRENZE
sem dúvida é a cidade maravilhosa da Itália!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

CARNAVAL


Há muito tempo deixei de pular carnaval, mas gosto de assistir um pouco os desfiles do Rio e São Paulo pela TV (se não tiver outra coisa melhor prá fazer). Acho lindos os carros alegóricos, cada vez mais fantásticos.
Mais uma coisa que me arrependi de não comprar na Itália foi uma máscara do carnaval de Veneza...
A palavra máscara, inicialmente de origem italiana, designava uma criação fantástica, feiticeira e associada a manifestações diabólicas e em torno de um mistério; daí se tenha tornado com o Carnaval um tema de divertimento. O uso que dela se fez no Egito, em Atenas ou em Roma, bem como as funções que ela assumiu nas diversas sociedades, no cumprimento de várias tradições com origem cultural e recreativa. A máscara foi utilizada ao longo dos tempos por vários povos e com diversas finalidades. O Carnaval de Veneza surge a partir da tradição do século XVII, onde a nobreza se disfarçava para sair e misturar-se com o povo. Desde então as máscaras são o elemento mais importante deste carnaval. Há no entanto registos de folguedos carnavalescos de 1268.
A foto foi tirada pela Lili em Verona (julho de 2009)

2 comentários:

  1. Mais uma vez, passo por aqui para elogiar sua postagem! A foto das máscaras me levou direto à Verona!!! Que saudades! Eu estava agora, justamente revendo nossos álbuns da Itália, sorella!!! Adorei a história sobre as origens deste acessório tão lindo e tão mágico! Realmente, pena que não trouxemos nenhuminha... Bacio per te!
    Lili.

    ResponderExcluir
  2. Coloco-me como seguidor e expresso o convite para visitar-nos e colocar-se entre nosso grupo.

    www.llealenglishcourse.blogspot.com

    Parabéns pelo Blog

    LLEAL

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails